Lá e de volta outra vez

Comecei esse site há alguns meses atrás, acredito que em abril. No início, era tudo muito provisório e tinha como objetivo compartilhar material usado em aula. Depois, o grande motto foram as atividades da Gincana de grupos, que atraíram consideravelmente a atenção dos alunos. Como eu não sabia se a receptividade seria boa, não vi sentido em investir dinheiros logo no começo — utilizamos, então, um servidor gratuito.

Que serviu muito bem aos nossos interesses.

E que depois já não servia mais aos nossos interesses e então fomos desligados do sistema

Arquivos espalhados por aí

Com nossa DEGOLA prematura, tudo aquilo que foi produzido na época perdeu-se nos grilhões da internet — existem maneiras de recuperá-las e pretendo verificar assim que chronos resolver me presentear com um vale-entrosa. Surpreendentemente, apenas um post sobreviveu. É uma boniteza só e fala sobre nossa condição vagante nessa coisa misteriosa que uns costumam chamar de universo. Obviamente que recomendo a leitura.

— Mas, ô Pedro, você não fazia backups do site?

Então. Eu imaginava que sim. Configurei e tudo o mais. Mas, resumindo: em vão. Os backups também não funcionaram. Já me acostumei com isso e vou levando a vida do jeito que dá. Me chateio mais em perder nossas provas da gincana, pois algumas coisas tinham sido bastante interessantes. Nada dessa vida se carrega.

E como estamos agora?

De casa nova, casa nossa, um espaço confortável e bonito. Tem bastante coisa para explorar por aí, algumas pequenas mudanças no meio do caminho e projetos novos a serem acrescentados.

Vale discutir algumas coisas.

Um visual novo

Começa por aí. Saímos do template provisório e cara-de-blog e pudemos, enfim, desenhar o site do jeito que era pretendido no começo. Aproveitei a morte da versão gratuita e o início das férias de meio de ano para voltar aos desenhos e à programação.

Um pedacinho do site

Claro que não poderíamos esperar nada muito demais, afinal, meu conhecimento é limitado. Peço perdão aos designers trabalhadores e honestos de quem cop– tirei inspirações aqui e acolá.

Uma organização mais coerente

org

Acredito que as informações, agora, estejam melhor localizadas. Ficou mais fácil encontrar aquilo que você deseja — seja uma lista de exercícios, a correção de uma avaliação ou aquele post MAGIA que você resolver compartilhar com a galera. Com o tempo, pretendo aprimorar a seção de materiais, incorporando filtros para melhorar sua busca. Tempo ao tempo.

Um blog que agora é blog

blog

Existe uma separação entre as coisas do site e os posts do blog. No primeiro, compartilhamos nosso conteúdo de aula. No segundo, manifestamos nossa opinião sobre, bem, coisas. De início, estou escrevendo por mim mesmo. Daqui pra frente, pretendo incorporar também o brilhantismo de meus ilustres alunos. Coisas a vir, também.

Uma ajuda informativa

hel´p

A página que explica o que e para quê é esse site agora, aparentemente, cumpre melhor seu papel. As principais informações estão ali veiculadas, mostrando como é feita a divisão do site e onde se localiza cada coisa. Que é pra ninguém se sentir muito perdido

Uma fan page — yay!

Física Gualberto

Estamos no facebook — o que não é lá grande coisa, já que mais de 1 bilhão de pessoas também está (quase 60 milhões só aqui no BRAZIL). A página está sendo usada para veicular o que é produzido aqui no site, além de abrigar parte de nossa Gincana de grupos. Curte lá, meu amigo, e seja agraciado com boas vibrações emanadas pelos meus pokémons de biscuit.

E um projeto a ser finalizado

Ando negociando com alguns alunos que manifestaram interesse a criação de uma revista digital, de conteúdo coletivo e colaborativo. Desse grupo, alguns devem ter desistido, por incompetência minha. Mas para tudo existe conversa. Então, em breve, é possível que tenhamos outros trabalhos interessantes aparecendo aqui no site.

A minha função é dar o start. E esperar o que vai acontecer. Porque tudo nessa vida — e a própria vida — é um projeto em aberto.

  • Zé zinho

    AI SIM TEACHER SITE NOVO