EnSigno #10: Season finale

Olá, colega. Um domingo abencoedo a você nesse feliz dia do “feliz dia do ‘você trabalha ou só dá aula?'”.

O episódio dez de EnSigno é, na verdade, um não-episódio. Só passei pra dar um recado rápido e apontar possíveis rumos e caminhos. A gente se vê logo em breve!

Me ajude a fazer o podcast crescer e ter continuidade. Para comentários, críticas, reclamações, sugestões de pauta ou vontade de participar do programa, me envie um email: contato@pedrobittencourt.com.br. Ainda não é assinante do feed? Pare de perder seu tempo baixando episódios da internet e tenha em seu celular assim que forem publicados! http://www.pedrobittencourt.com.br/feed/podcast

NAS REDES SOCIAIS:
TWITTER: https://twitter.com/profebitten
FACEBOOK: https://facebook.com/profpedrobittencourt
SOUNDCLOUD: https://soundcloud.com/ensigno
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy8FNEoBR1qPm7u1IlgseEg

__________
Músicas utilizadas no programa:

Acoustic Meditation 2 de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Artista: http://audionautix.com/

EnSigno #09: Sete motivos para você não se tornar professor

Olá, colega, um bom momento para você que elabora novas estratégias para escapar do trânsito toda manhã de segunda-feira.

No episódio passado de EnSigno, mencionei algumas razões que levam pessoas para carreiras na educação. Comentei também que eram razões bastante pessoais, baseadas em minhas vivências e em conversas com amigos e colegas. Minha ideia era simplesmente te dar algum indicativo de que talvez valha a pena você pensar em se tornar professor.

Este episódio é uma espécie de complemento ao anterior. Pretendo te mostrar sete pontos que fazem pessoas desistirem da ideia de se tornarem professores, às vezes no meio do caminho. Assim, esta lista talvez possa ser encarada, sim, como um compêndio de malefícios da profissão, suas desvantagens, coisas do tipo. Mais uma vez, a ideia é comparar com o episódio anterior e te fazer colocar as coisas em perspectiva, colocar cada ponto nos pratos da balança e ver qual lado pesa mais.

Me ajude a fazer o podcast crescer e ter continuidade. Para comentários, críticas, reclamações, sugestões de pauta ou vontade de participar do programa, me envie um email: contato@pedrobittencourt.com.br. Ainda não é assinante do feed? Pare de perder seu tempo baixando episódios da internet e tenha em seu celular assim que forem publicados! http://www.pedrobittencourt.com.br/feed/podcast

NAS REDES SOCIAIS:
TWITTER: https://twitter.com/profebitten
FACEBOOK: https://facebook.com/profpedrobittencourt
SOUNDCLOUD: https://soundcloud.com/ensigno
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy8FNEoBR1qPm7u1IlgseEg

Referências

http://www.brasil.gov.br/educacao/2017/01/piso-salarial-dos-professores-tem-reajuste-e-sobe-para-2-298-em-2017

https://g1.globo.com/educacao/noticia/99-dos-professores-brasileiros-ganham-menos-de-r-35-mil-diz-estudo.ghtml

http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=50471

https://g1.globo.com/educacao/noticia/professor-brasileiro-ganha-39-da-media-salarial-de-paises-desenvolvidos.ghtml

http://arte.folha.uol.com.br/graficos/6t3dp/?w=620&h=500

http://www.tonorumo.org.br/2015/05/quem-quer-ser-professor/

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ericafraga/2016/12/1839126-nenhum-jovem-quer-se-tornar-professor-no-brasil.shtml

https://novaescola.org.br/conteudo/444/ser-professor-escolha-poucos-docencia-atratividade-carreira-vestibular-pedagogia-licenciatura

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2011/06/professores-fazem-ate-jornadas-triplas-para-aumentar-renda.html

http://www.todospelaeducacao.org.br/noticias-tpe/27278/22-dos-professores-trabalham-em-mais-de-uma-escola/

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/o-professor-esta-cada-vez-mais-doente/130895

http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a03v31n2.pdf

__________
Músicas utilizadas no programa:

Laid Back Guitars de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100181
Artista: http://incompetech.com/

Minor With Cricket de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Artista: http://audionautix.com/

Namaste de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Artista: http://audionautix.com/

Finding the Balance de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100708
Artista: http://incompetech.com/

Quiet de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Artista: http://audionautix.com/

Anamalie de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1500007
Artista: http://incompetech.com/

EnSigno #08: Sete motivos para você se tornar professor

Olá, colega, um bom momento para você que pensa em novas maneiras de aproveitar a madrugada de domingo.

No episódio de hoje resolvi compartilhar alguns motivos para você se tornar professor, também. Foram razões que me levaram a esta profissão, bem como razões que motivaram alguns amigos e colegas de trabalho, a quem eu agradeço imensamente pela colaboração nessa pauta.

Mesmo sendo um pouco óbvio, acho legal deixar bem claro que essa lista é totalmente pessoal, uma visão minha, com base nas coisas que vejo, vivo e sinto, baseada em opiniões de outras pessoas que levo em consideração para mim. E é também um momento, uma foto. Não me lembro se era assim que minha cabeça pensava há dez anos e acredito que não será assim também daqui dez anos. O que, na verdade, não é nem um pouco importante.

Por fim, também acho importante esclarecer que não pretendia fazer uma lista de “sete qualidades de todo bom professor; a número cinco vai te surpreender”. Primeiro porque eu não sei, não tenho a menor ideia. E segundo porque eu não quero. Só quero compartilhar ideias sobre algumas razões que levam pessoas para carreiras no ensino, algumas coisas que me levaram pra essa área e alguns pontos que talvez possam te levar pro mesmo caminho, por que não? Ficaria muito feliz com o seu feedback após ouvir o programa.

Me ajude a fazer o podcast crescer e ter continuidade. Para comentários, críticas, reclamações, sugestões de pauta ou vontade de participar do programa, me envie um email: contato@pedrobittencourt.com.br. Ainda não é assinante do feed? Pare de perder seu tempo baixando episódios da internet e tenha em seu celular assim que forem publicados! http://www.pedrobittencourt.com.br/feed/podcast

NAS REDES SOCIAIS:
TWITTER: https://twitter.com/profebitten
FACEBOOK: https://facebook.com/profpedrobittencourt
SOUNDCLOUD: https://soundcloud.com/ensigno
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy8FNEoBR1qPm7u1IlgseEg

Referências bibliográficas

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012.
__________
Músicas utilizadas no programa:

Brittle Rille – Reunited de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1200047
Artista: http://incompetech.com/

Deliberate Thought de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/?keywords=deliberate+thought
Artista: http://incompetech.com/

Running Waters de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Artista: http://audionautix.com/

 

EnSigno #06: Breves histórias sobre o abandono

Nobre colega, bom momento!

No sexto episódio de EnSigno, contarei breves histórias sobre o abandono e suas mil faces. Este é um episódio que tenta falar sobre o desapego. Fala também sobre projetos, seja iniciados, finalizados ou destruídos. E quem sabe venha a falar sobre perspectivas de futuro e carreira. Continue lendo “EnSigno #06: Breves histórias sobre o abandono”

EnSigno #05: Avaliação, um momento de aprendizagem

Bom momento, amigo ouvinte!

No quinto episódio de EnSigno, discuto um pouco sobre maneiras de enxergar a avaliação escolar e também comento como a temida prova, mais do que uma ferramenta de diagnóstico, pode ser um momento para aprender coisas novas.

Para me ajudar a seguir em frente, compartilhe essa ideia, espalhe a palavra! Se tiver comentários, críticas, reclamações, sugestões de pauta ou vontade de participar do programa, pode enviar um email para contato@pedrobittencourt.com.br. Aproveite para assinar o feed: https://www.pedrobittencourt.com.br/feed/podcast.

Nas redes sociais:
TWITTER: https://twitter.com/profebitten
FACEBOOK: https://facebook.com/profpedrobittencourt
SOUNDCLOUD: https://soundcloud.com/ensigno
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy8FNEoBR1qPm7u1IlgseEg
__________
Músicas utilizadas no programa:

Bump in the Night – Supernatural Haunting de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100789
Artista: http://incompetech.com/

Fork and Spoon de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100226
Artista: http://incompetech.com/

Bass Walker – Film Noir de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1200071
Artista: http://incompetech.com/

EnSigno #04: O que aprendi aplicando provas online

Bom momento, amigo ouvinte!

No quarto episódio de EnSigno, comento um pouco sobre coisas que aprendi ao aplicar provas online para meus alunos de ensino médio. O programa foi baseado no post O que aprendi aplicando provas online, publicado em agosto do ano passado.

Para me ajudar a seguir em frente, compartilhe essa ideia, espalhe a palavra! Se tiver comentários, críticas, reclamações, sugestões de pauta ou vontade de participar do programa, pode enviar um email para contato@pedrobittencourt.com.br. Aproveite para assinar o feed: https://www.pedrobittencourt.com.br/feed/podcast.

Me siga nas redes sociais:
TWITTER: https://twitter.com/profebitten
FACEBOOK: http://facebook.com/profpedrobittencourt
SOUNDCLOUD: https://soundcloud.com/ensigno
YOUTUBE: http://youtube.com/channel/UCy8FNEoBR1qPm7u1IlgseEg

__________
Músicas utilizadas no programa:

Marty Gots a Plan de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1500015
Artista: http://incompetech.com/

Highlight Reel de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100205
Artista: http://incompetech.com/

Out of the Skies, Under the Earth de Chris Zabriskie está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://chriszabriskie.com/reappear/
Artista: http://chriszabriskie.com/

Dances and Dames de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100595
Artista: http://incompetech.com/

EnSigno #03: A cultura do erro e a gênese do improviso

Ilustríssim@s colegas, bom momento! No terceiro episódio de EnSigno, faço alguns devaneios sobre o erro na cultura escolar, mostrando de que maneiras ele pode ser útil quando bem analisado ou destrutivo quando mal interpretado.

Mencionados no programa: Podcast Código Aberto, episódio #07: entrevista com Márcio Ballas, palhaço. Ballas Cast, podcast do Márcio Ballas.

Para me ajudar a seguir em frente, compartilhe essa ideia, espalhe a palavra! Se tiver comentários, críticas, reclamações, sugestões de pauta ou vontade de participar do programa, pode enviar um email para contato@pedrobittencourt.com.br. Aproveite para assinar o feed: http://www.pedrobittencourt.com.br/feed/podcast.

Me siga nas redes sociais:

TWITTER: https://twitter.com/profebitten
FACEBOOK: https://facebook.com/profpedrobittencourt
SOUNDCLOUD: https://soundcloud.com/ensigno
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCy8FNEoBR1qPm7u1IlgseEg

_______
Músicas utilizadas no programa:

Aces High – Funkorama de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100763
Artista: http://incompetech.com/

Barroom Ballet – Silent Film Light de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Origem: http://incompetech.com/music/royalty-free/index.html?isrc=USUAN1100310
Artista: http://incompetech.com/

What Child Is This de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Artista: http://audionautix.com/

EnSigno #02: Que tipo de escola quero para mim?

Olá, colega! Neste segundo episódio de EnSigno ofereço alguns PITACOS sobre aquilo que entendo da escola, como ela É e como ela PODERIA ser. Spoiler: não chegarei a nenhuma conclusão que possa ser colocada em prática. A vida tem dessas. O episódio é uma leitura do post Que tipo de escola quero para mim?, publicada aqui no blog em agosto de 2016.

Para me ajudar a seguir em frente, compartilhe essa ideia, espalhe a palavra! Se tiver comentários, críticas, reclamações, sugestões de pauta ou vontade de participar do programa, pode enviar um email para contato@pedrobittencourt.com.br.

Nas redes sociais:
https://twitter.com/profebitten
https://facebook.com/profpedrobittencourt
https://soundcloud.com/ensigno
https://www.youtube.com/channel/UCy8FNEoBR1qPm7u1IlgseEg

AVOHAI

EnSigno #01: Como vim parar aqui?

Olá, colega!

No primeiro episódio de EnSignocomo vim parar aqui? — explico as razões que me levaram a criar um podcast sobre a vida de um professor. Aproveito para contar um pouco de minha muy breve história e possíveis motivos por trás de minha escolha profissional.

Para me ajudar a seguir em frente, compartilhe essa ideia, espalhe a palavra! Se tiver comentários, críticas, reclamações, sugestões de pauta ou vontade de participar do programa, pode enviar um email para contato@pedrobittencourt.com.br.

Nas redes sociais:
https://twitter.com/profebitten
https://facebook.com/profpedrobittencourt
https://soundcloud.com/ensigno
https://www.youtube.com/channel/UCy8FNEoBR1qPm7u1IlgseEg